Sobre mim

Cantora, compositora e atriz. Estudou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, e estudou canto, com professores como Marilda Costa (BR) e Maria João Serrão (PT). Integrou o Coro Devir, grupo bastante atuante na Bahia, na década de 90 e com o Devir fez o musical Coro de Palhaços, que ficou três anos em cartaz; gravou um LP em homenagem ao maestro baiano Lindenberg Cardoso e fez centenas de apresentações pelos espaços culturais e alternativos de Salvador, com repertório erudito e popular.

Produziu e cantou no CD Cantos de Madasha (mantras xamânicos), realizado pela Fundação Terra Mirim-Ba e lançado no Brasil e na Europa em 1999.                                                                         

Com a Cia. Brasil de Teatro, grupo que este ano completa 17 anos de trabalho, ganhou o Prêmio Braskem de Teatro com o musical infantil Rádio Biruta FM, na categoria melhor espetáculo e o Prêmio Miriam Muniz da FUNARTE, para a montagem do musical infantil Comadre Florzinha, Dona Onça e os Cachorros Fujões.                                                                     

Em sua experiência, também assina a direção musical de espetáculos de teatro, a exemplo de Um Tal de Don Quixote , do diretor Márcio Meirelles (neste espetáculo, que teve a direção musical de Jarbas Bittencourt, atuou como assistente de direção musical), Lábios de Chuva, do diretor Fernando Guerreiro e História de uma Lágrima Furtiva de Cordel,  da diretora Cristiane Barreto, espetáculo vencedor do Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2008.                                     

Sandra Simões promoveu, junto com outros artistas, uma roda de samba no Circo Picolino, onde iniciou um trabalho de promoção do samba produzido na Bahia. O projeto chamava-se Coletivo Circo Dá Samba e se destacou como uma importante iniciativa cultural na capital baiana em 2008/2009. Dando continuidade ao trabalho de difusão do samba na Bahia, estreou o projeto Samba da Igreja, no Espaço Cultural da Barroquinha, antiga igreja Nossa Senhora da Barroquinha, que também ganhou destaque e foi sucesso no verão de 2009/2010 em Salvador.                                                                                                                                                   

Criou o projeto Três na Folia com as cantoras Cláudia Cunha e Manuela Rodrigues. O Três na Folia venceu o Edital Folião Pipoca da SECULT-BA em 2009 e 2012, foi contemplado no edital Tô no Pelô em 2010 e em 2011 venceu, por voto popular, o concurso promovido pela Conexão vivo, para cantar com Lenine no Trio dos Mascarados. Em janeiro de 2012, as cantoras foram convidadas para abrir a temporada de shows do Teatro Castro Alves, dentro do projeto Domingo no TCA. Sandra Simões está a seis anos em cartaz com o show Cantando Veloso, onde faz uma releitura de composições do compositor Caetano Veloso. O show Cantando Veloso já foi apresentado em vários teatros, espaços culturais e bares da cidade, bem como, em praças e teatros do interior da Bahia e outros estados.                                                                                      

Em janeiro de 2009, estreou show Comigo Ninguém Pode na Arena do SESC-SENAC Pelourinho, com repertório de sambas autorais e clássicos do samba brasileiro.                                              

Em junho de 2010, esteve entre os 25 artistas baianos escolhidos pela ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil), para fazer parte do projeto Conexão Brasil, interpretando o samba Comigo Ninguém Pode, de sua autoria.  Ainda em 2010, venceu, por voto popular, o Edital Conexão Vivo na Sala do Coro e logo depois, venceu, também por voto popular, o concurso promovido pela Conexão Vivo, para abrir o show da banda pernambucana Nação Zumbi na Concha Acústica do TCA. Em 2011, foi aprovada pela Conexão Vivo, através do FAZCULTURA, para gravação do seu primeiro CD, o Sou Baba e Rock ‘n’ Roll. O CD tem composições autorais e de compositores consagrados da MPB, como Roberto Mendes, Jorge Portugal, Nelson Rufino e Caetano Veloso. Traz também um naipe de grandes compositores da nova cena musical soteropolitana a exemplo de: Deco Simões, Álvaro Lemos, Ray Gouveia e Jarbas Bittencourt, que também assina a produção musical do CD e participações ilustres como Armandinho Macedo, Peu Meurray,  Joatan Nascimento e Caetano Veloso, que divide uma faixa com a cantora na música Cara de Pau de autoria de Sandra Simões. Sou Bamba e Rock ‘n’ Roll, foi gravado no estúdio Ilha dos Sapos, de Carlinhos Brown, mixado no estúdio Base, pelo engenheiro de som Beto Neves e masterizado no estúdio Classic Master, em São Paulo, pelo engenheiro de som Carlos Freitas.                                                                                                                                             

Em 2012, a artista, mais uma vez, surpreendeu seu público, estreando seu mais novo projeto de samba, o Samba Urbano, que recebeu convidados ilustres como, Edil Pacheco, Nelson Rufino, Armandinho Macedo e uma safra de grandes compositores e interpretes prata da casa. O Samba Urbano foi mais um sucesso de público e crítica na carreira de Sandra Simões.    Em 21 de setembro de 2012, estará se apresentando em São Paulo, no Auditório Ibirapuera, dentro do Festival Bahia de Som Salvador, promovido pela Conexão Vivo.

Sou Bamba e Rock ‘n’ Roll

Sandra Simões agora, se prepara para o lançamento do seu CD Sou Bamba e Rock ‘n’ Roll, que será em outubro de 2012. O CD tem composições autorais e de compositores consagrados da MPB, como Roberto Mendes, Jorge Portugal, Nelson Rufino e Caetano Veloso. Traz também um naipe de grandes compositores da nova cena musical soteropolitana a exemplo de: Deco Simões, Álvaro Lemos, Ray Gouveia e Jarbas Bittencourt, que também assina a produção musical do CD e participações ilustres como Armandinho Macedo, Peu Meurray,  Joatan Nascimento e Caetano Veloso, que divide uma faixa com a cantora na música Cara de Pau de autoria de Sandra Simões.  Sou Bamba e Rock ‘n’ Roll, foi gravado no estúdio Ilha dos Sapos, de Carlinhos Brown, mixado no estúdio Base, pelo engenheiro de som Beto Neves e masterizado no estúdio Classic Master, em São Paulo, pelo engenheiro de som Carlos Freitas.
O show Sou Bamba e Rock ‘n’ Roll tem direção geral de Sandra Simões, direção musical do pianista Jelber Oliveira, direção cênica do ator Rui Manthur, concepção de luz de Irma Vidal e uma banda formada por músicos com destacada importância no cenário da MPB. O repertório é formado pelas canções que compõe o CD.

Gravada no Estúdio Ilha dos Sapos por José Messias e mixada por Beto Neves no estúdio Base. Faz parte do CD Sou Bamba e Rock 'n' Roll, da cantora Sandra Simões, que foi produzido por Jarbas Bittencourt.